Socialismo, capitalismo e renda

Socialismo e Capitalismo de Mercado Livre: O Projeto de Prosperidade Humana

Os defensores do capitalismo de livre mercado exaltam seu alto crescimento econômico e liberdade de escolha. Os defensores do socialismo protestam que o capitalismo é duro e deixa muitos para trás. Eles argumentam que o socialismo é mais benevolente. O mais importante é que, se o socialismo é melhor para os pobres, os grupos de baixa renda deveriam se sair melhor sob o socialismo do que sob o capitalismo.

Este artigo analisa dados de renda de 162 países ao longo de várias décadas, com medidas de liberdade econômica, tamanho do governo e transferências para determinar como várias partes da sociedade se saem sob o capitalismo e o socialismo. A principal conclusão é que os pobres, definidos como tendo renda nos 10% mais baixos da distribuição de renda de um país, se saem significativamente melhor em economias com mercados livres, concorrência e baixa propriedade estatal. Mais impressionante é que passar de uma forte ênfase do governo para um mercado livre implica em um aumento substancial na renda dos mais pobres. Por exemplo, quando os países foram classificados com base em um índice de liberdade econômica em 2015, o México foi um país mediano e Cingapura foi o mais livre. A mudança da liberdade do nível do México para o nível de Cingapura deve aumentar a renda dos pobres em cerca de 40%.

Além disso, a maré alta levanta todos os barcos. Quando a renda média de um país aumenta 1%, a renda dos 10% mais pobres também aumenta cerca de 1%. Além disso, os 10% mais ricos não aumentam sua renda às custas dos 10% mais baixos. Na verdade, o inverso é verdadeiro. A renda dos pobres acompanha a renda dos ricos, não em direções opostas. Mesmo quando a renda dos 10% mais ricos cresce mais rapidamente do que a renda dos 10% mais pobres, causando um aumento na desigualdade de renda, os pobres tendem a estar em melhor situação em termos absolutos. A China é um exemplo extremo. Lá, a proporção de renda do 1% mais rico para os 10% mais pobres aumentou de oito durante os anos 1980 para quarenta em 2010. Mas durante o mesmo intervalo de tempo, a renda dos pobres aumentou cinco vezes.

Os países nórdicos são casos importantes porque combinam os mercados livres com grandes setores do governo e altos níveis de transferências governamentais. A evidência apoia o argumento de que o governo grande e altas transferências beneficiam os pobres pelo menos em um determinado momento. Não há dúvida de que um programa explícito de transferências para os pobres aumenta a renda dos pobres. No entanto, há um fato adicional importante. Apenas os países ricos se envolvem em redistribuição significativa para seus pobres. A renda mediana em países que estão na metade superior em transferências é cerca de 2,5 vezes mais alta que a renda mediana em países que estão na metade inferior em transferências. A generosidade não parece ser específica do sistema. Não há tendência dos países com maior propriedade estatal envolverem-se em transferências mais altas.

As transições do socialismo para o capitalismo de livre mercado assumem diferentes formas e têm diferentes consequências. Na China, o crescimento foi rápido e a renda de todos os grupos aumentou rapidamente, mas a taxas substancialmente mais altas para os 10% mais ricos do que para os 10% mais pobres. No Chile, o crescimento foi substancial e paralelo. Os rendimentos dos mais ricos e dos mais pobres cresceram a taxas semelhantes. O antigo bloco soviético experimentou uma grande queda no PIB durante o início da transição, o que afetou mais os pobres do que os ricos. A Venezuela, que seguiu na direção oposta, ou seja, de mercados mais livres e propriedade privada para o socialismo, viu estagnação e declínio de renda para todos.

Em suma, todos os grupos de renda se beneficiam de ter mercados livres e propriedade privada, mas isso não impede algumas transferências de renda. A desvantagem de ter um grande setor governamental é o crescimento mais lento para todos, o que afeta a renda das gerações subsequentes, tanto ricas quanto pobres.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Fonte: Socialismo e Capitalismo de Mercado Livre: O Projeto de Prosperidade Humana – Hoover Institution


Edward P. Lazear – Senior Fellow na Hoover Institution. É Professor de Economia na Escola de Negócios da Universidade de Stanford. Serviu na Casa Branca de 2006 a 2009, onde foi presidente do Conselho de Consultores Econômicos do Presidente. Antes de ir para Stanford, lecionou na Universidade de Chicago.

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
96InscritosInscrever

Últimas Notícias