Publicações

20 de junho de 2021

Os passaportes de vacina e a expansão de poderes dos regimes

Aqueles que estão agitando por vacinações coercitivas estão simplesmente ameaçando todo este progresso ao solapar a confiança do público nas vacinas
13 de junho de 2021

O que efetivamente cria a riqueza – e por que muitas pessoas são contra isso

A riqueza advém, isso sim, da expansão da informação, do conhecimento, dos lucros e da criatividade. Essa expansão aprimora as qualidades humanas de seus beneficiários ao mesmo tempo em que os enriquece.
5 de junho de 2021

Como uma redução nos gastos do governo gera crescimento econômico

O caminho para a saúde econômica imediata e para o crescimento econômico duradouro passa por um maciço corte de impostos e de gastos governamentais, em toda e qualquer área.
30 de maio de 2021

A Venezuela é um grande exemplo de abolição do “neoliberalismo” que ninguém comemora

Historicamente, a ascensão de governos “neoliberais” proporciona a implantação de planos “ortodoxos” de estabilização, buscando corrigir os desequilíbrios na economia para que os investimentos retornem e, consequentemente, a produção tome o rumo do crescimento. Exatamente o inverso do que ocorre, hoje, na Venezuela.
23 de maio de 2021

Respeitar a propriedade privada dos mais pobres é a solução para a pobreza

Milhões de famílias hoje simplesmente não podem utilizar sua propriedade como garantia para nada. Se a casa ou o terreno de uma família pobre não são formalmente seus (como no caso das favelas brasileiras), não há nenhuma medida econômica que possa compensar tudo isso.
16 de maio de 2021

O atual sistema de patentes prejudica a inovação que pretendia incentivar

Nesta era de economia exponencial, as patentes se tornaram inibidoras da inovação. O setor de moda é o mais inovador, a despeito de não ser protegido por patentes.
21 de abril de 2021

Liberdade ainda que tardia

Comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, que atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ficou conhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira.
18 de abril de 2021

O poder dos políticos é o de menos; o real inimigo é o establishment e o estamento burocrático

O establishment é como Maquiavel descreveu: uma máquina estável que mantém seus desafiadores acuados e que sempre procura fazer o sistema funcionar em benefício de si próprio.
13 de abril de 2021

Entra em vigor parte dos decretos que ampliam acesso a armas de fogo

Entram em vigor hoje (13) partes dos decretos editados em fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro com o objetivo de desburocratizar e ampliar o acesso a armas de fogo e munições no país.
10 de abril de 2021

Todas as vacinas importam — inclusive as importadas por empresas privadas

No momento, a vacinação voluntária é a maior esperança de que voltemos à vida normal. Sendo assim, o compromisso deve ser com a urgência e com o balanço de potenciais benefícios contra danos, e não com a perfeição procedimental alienada da realidade.
4 de abril de 2021

Toda loucura começa com a despersonalização

Um dos principais métodos dirigicionistas de comportamento, sobretudo quando o objetivo final é a manipulação de determinada sociedade, é atacar duramente a personalidade do indivíduo, a fim de arruiná-la.
27 de março de 2021

Sobre o que é “essencial” — quem tem a moral de decidir isso?

O essencial em uma economia é a liberdade. E nenhum político tem a capacidade de discernir e decidir para todos nós o que é e o que não é essencial.
Ajuda? Chat via WhatsApp