Liberdade econômica e mercado de trabalho

O mercado de trabalho é a peça central de toda economia. Determina como os recursos humanos da sociedade são utilizados, ao longo do tempo e entre indivíduos, e quanto os trabalhadores são remunerados por seus serviços de trabalho. Em todos os países, o mercado de trabalho é o maior mercado da economia, com trabalhadores recebendo aproximadamente 60% ou mais da renda total gerada pela produção do mercado.

Uma questão igualmente importante é como o mercado de trabalho funciona. A diferença entre um mercado de trabalho com mau funcionamento e um mercado de trabalho com bom funcionamento pode significar milhões de empregos perdidos e bilhões de dólares em rendimentos perdidos.

As políticas e instituições governamentais têm efeitos importantes na eficiência do mercado de trabalho. Em algumas economias, como nos Estados Unidos, os mercados de trabalho não são fortemente regulamentados, as taxas de impostos são razoavelmente baixas e a liberdade econômica é relativamente alta. Em alguns outros países, o mercado de trabalho é fortemente regulamentado, as taxas de imposto são altas e, consequentemente, há menos liberdade econômica.

Este artigo resume a pesquisa sobre como as políticas governamentais que afetam a liberdade de escolha no mercado de trabalho afetam seu desempenho e eficiência. Essas políticas incluem requisitos de tributação, salário mínimo, sindicalização e licenciamento ocupacional.

Esta análise mostra que os mercados de trabalho mais livres, com taxas de impostos mais baixas, menos regulamentação e mais concorrência, são muito mais eficientes e dinâmicos e estão associados a maior remuneração dos funcionários e maior emprego.

Esses achados têm implicações importantes para a formulação de políticas econômicas. Eles indicam que políticas que aprimoram a operação livre e eficiente do mercado de trabalho expandem significativamente as oportunidades e aumentam a prosperidade. Além disso, eles sugerem que as reformas da política econômica podem melhorar substancialmente o desempenho econômico em países com mercados de trabalho fortemente regulamentados e altas taxas de impostos.

Enquanto os Estados Unidos e o resto do mundo continuam a enfrentar os desafios de saúde, econômicos e sociais apresentados pelo novo coronavírus, políticas sólidas do mercado de trabalho que respeitem os princípios de liberdade econômica e pessoal serão fundamentais para restaurar o crescimento econômico e a segurança pública.

Acessar o artigo completo (em inglês) aqui: https://www.hoover.org/sites/default/files/research/docs/prosperityproject_ohanian.pdf

Fonte: Hoover Institution

Lee E. Ohanian – membro sênior da Hoover Institution e professor de economia e diretor do Programa Família Ettinger em Pesquisa Macroeconômica da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA).

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
86InscritosInscrever

Últimas Notícias