Precisamos de boas notícias mais do que nunca.
Todos podemos concordar que este ano tem sido um passeio selvagem, cheio de tragédia, ansiedade e incerteza sobre o futuro. Mas mesmo nesses tempos difíceis, podemos elevar nosso espírito, concentrando-nos nas coisas positivas que estão acontecendo ao redor do mundo. De fato, estudos descobriram que isso é bom para a nossa saúde, tanto mental quanto física! Aqui estão seis razões pelas quais você deve incorporar boas notícias em sua rotina de leitura.
Pesquisadores da Universidade de Southampton descobriram, em um estudo envolvendo mais de 2.000 participantes, que consumir más notícias pode causar ansiedade e um mau humor geral. Notícias animadoras, por outro lado, motivaram os leitores a causar um impacto positivo em vez de lamentar as questões sociais.
Um estudo descobriu que os participantes que leram uma história on-line com foco em soluções para a pobreza passaram mais tempo na página. Outro mostrou artigos baseados em soluções que tornaram os leitores mais interessados na edição em destaque – e esperançosos em fazer a diferença.
O pesquisador Nathaniel Lambert, da Universidade Brigham Young, descobriu que as pessoas que compartilham histórias de bem-estar com outras pessoas tendem a ser mais felizes. Em seu estudo de quatro semanas, os participantes documentaram experiências que os fizeram sentir-se gratos em um diário e depois os compartilharam com um parceiro duas vezes por semana. Fazer isso os tornou mais satisfeitos e satisfeitos com suas vidas.
O mesmo estudo mencionado acima descobriu que as respostas dos parceiros afetaram diretamente o humor dos participantes. Aqueles que responderam entusiasticamente acabaram melhorando o humor de seus parceiros, enquanto ouviam “experiências agradecidas” também os faziam sentir-se mais felizes! Essas interações positivas não apenas abrem a comunicação, mas também criam confiança.
Estudando casais de membros do serviço em Oregon, a psicóloga social Sarah Arpin, da Universidade Gonzaga, aprendeu que compartilhar boas notícias facilita a vida dos membros do serviço que retornam da implantação ou ajudam durante desastres naturais. Aqueles que compartilharam experiências positivas com parceiros de apoio dormiram melhor e tiveram mais sucesso no local de trabalho.
“Este estudo contribui para um corpo maior de literatura que apóia a importância de compartilhar com seu parceiro quando coisas boas acontecem, além de responder positivamente ao compartilhamento de boas notícias”.
Sarah Arpin – Psicóloga
Segundo os pesquisadores, as notícias que inspiram otimismo podem melhorar a saúde do coração ! Laura Kubzansky, da Harvard TH Chan School of Public Health, descobriu em um estudo que pessoas otimistas tendem a ter estilos de vida mais saudáveis e lidam melhor com o estresse, tornando-as menos propensas a morrer de doenças cardíacas ou sofrer um derrame.
Inspire More