>

Energia das marés pode entrar no hall das renováveis do Brasil

O Brasil, por se tratar de um país com dimensões continentais e ter o ramo de óleo e gás como uma das principais fontes de divisas, tem a possibilidade de explorar seu território apostando na geração de eletricidade através de maneiras mais renováveis, como a energia das marés. Dessa forma, o Ulstein Belga Marine, centro de inovação do construtor naval norueguês no Brasil, aposta em uma parceria com uma desenvolvedora dinamarquesa para compartilhamento de tecnologias inteligentes para explorar indústrias brasileiras da área.

Sobre a parceria

A parceria com a desenvolvedora dinamarquesa Resen Waves tem como propósito a comercialização de tecnologia para diversos setores, desde óleo e gás até captura e armazenamento de carbono (CCS), dessalinização e monitoramento oceânico.

“A energia das ondas oceânicas não é um campo muito explorado no Brasil, mas considerando o tamanho da costa brasileira e sua área marítima, o potencial de geração de energia das ondas oceânicas aqui é inegável. Com essa nova parceria, a UBM ajuda a trazer mais uma solução sustentável para o mercado e para a transição energética, que já está acontecendo no Brasil. Já para a indústria de óleo e gás, os benefícios da tecnologia fornecida pela empresa são inúmeros e certamente irão inovar as operações no mar”, disse Alexandre de Carvalho, gerente de desenvolvimento de negócios da Ulstein Belga Marine.

Como funciona a geração de energia das ondas ou Energia das marés

Já entendemos o quão promissora pode ser essa parceria. Agora, que tal entender como funciona, na prática, a geração de energia das ondas, uma maneira limpa e renovável?

O movimento das ondas, ligado a uma câmara de ar, provoca a saída do ar lá contido; esse movimento faz uma turbina girar. Essa energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através de um gerador. No momento em que a onda se desfaz e a água recua, o ar se desloca no sentido contrário, acionando novamente a turbina. Essa é apenas uma das maneiras existentes para geração de energia limpa e renovável, e que pode ser uma alternativa promissora, visto toda a extensão da costa brasileira.

O funcionamento dos sítios de geração de energia das marés

Outra fonte possível de geração de eletricidade limpa e renovável é através da energia das marés, ou seja, da deslocação das águas do mar. Para essa transformação são construídos alguns diques que envolvem uma praia. Com o enchimento da maré a água do mar entra e fica armazenada nos diques; quando a maré baixa a água sai pelo dique, como em qualquer outro tipo de barragem.

No entanto, para que este sistema tenha um funcionamento efetivo são necessárias marés e correntes fortes. É preciso haver um aumento considerável no nível de água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta.

Vantagens de apostar nesse tipo de energia

Abaixo listamos algumas vantagens consideráveis de investir nesse tipo de energia:

  • Fonte de energia renovável e inesgotável;
  • Amigas do ambiente;
  • Várias formas de recolher energia das ondas;
  • Fáceis de prever;
  • Reduz a dependência de combustíveis fósseis, principalmente óleo e gás;
  • Não provocam danos na superfície da terra;
  • Baixos custos de manutenção e funcionamento.

Fonte: Click Petróleo e Gás

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
86InscritosInscrever

Últimas Notícias