>

Empresa brasileira desenvolve spray anti-Covid à base de nióbio

Uma startup de Belo Horizonte esteve no MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em Brasília nesta quinta-feira (14) para apresentar um produto desenvolvido à base de nióbio que pode proteger por até 24 horas as mãos contra o vírus causador da Covid-19. A Nanonib é uma empresa criada dentro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e há 16 anos estuda a aplicação do mineral abundante do Brasil. A startup já é monitorada pela Secretaria de Estruturas Financeiras e de Projetos (SEFIP) do MCTI e desenvolveu o spray anti-Covid com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao ministério.

O produto chamado de Innib 41 está na 4ª rodada de debates para a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O secretário de Pesquisa e Formação Cientifica (SEPEF), Marcelo Morales, representou o ministro astronauta Marcos Pontes no encontro e destacou que o ministério tem um longo relacionamento com a ANVISA, por conta das aprovações para as vacinas nacionais em desenvolvimento com apoio da RedeVírus MCTI. Morales destacou que a pasta está “disponível para ajudar a empresa neste relacionamento”.

Além do spray que protege a mão do vírus que causa a Covid, a empresa mineira desenvolve outros produtos à base de nióbio. Entre estes produtos está uma pasta de dente eficaz no clareamento dental e no combate às cáries. Além disso, a Nanonib desenvolveu um gel que combate inflamações de pele desde as mais simples até mais complexas. Fora da saúde, a empresa desenvolve um produto para o combate de fungos em plantações de soja que pode ser primordial para o agronegócio no país. O produto à base de nióbio não é tóxico, como os tradicionais agroquímicos utilizados hoje no país.

Nióbio

O nióbio é um mineral difícil de ser encontrado no mundo, mas abundante no Brasil que é responsável por 95% das reservas no planeta. O país integra uma corrida mundial para agregar valor ao mineral que poder ser estratégico para o governo. O presidente Jair Bolsonaro participou recentemente da abertura da 1ª Feira Nacional do Nióbio, em Campinas (SP). O ministro Marcos Pontes recebeu o presidente no evento que aconteceu no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao MCTI. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro destacou a importância do mineral para o país. “Isso que o governo está investindo agora, o nióbio, é o futuro. O Brasil não pode mais ficar apenas sendo um país dependente de commodities”.

Fonte: MCTI

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
96InscritosInscrever

Últimas Notícias