>

A OMS se contradiz e alerta sobre os danos econômicos de um lockdown

A Organização Mundial da Saúde alertou os líderes contra confiar no lockdown para combater os surtos – após ter dito anteriormente que os países deveriam ter cuidado com a rapidez com que reabrem.

O enviado da OMS, Dr. David Nabarro, disse que tais medidas restritivas deveriam ser tratadas apenas como último recurso, informou a revista britânica The Spectator em uma entrevista em vídeo.

“Nós, da Organização Mundial da Saúde, não defendemos o lockdown como o principal meio de controle desse vírus”, disse Nabarro.

“A única vez em que acreditamos que o lockdown se justifica é para ganhar tempo para reorganizar, reagrupar, reequilibrar seus recursos, proteger seus profissionais de saúde que estão exaustos, mas em geral preferimos não fazer isso.”

Nabarro disse que restrições rígidas causam danos significativos, particularmente na economia global.

“O lockdown tem apenas uma consequência que você nunca deve menosprezar, que é tornar os pobres muito mais pobres”, disse ele.

Ele acrescentou que o lockdown afetou severamente os países que dependem do turismo.

“Basta ver o que aconteceu com a indústria do turismo no Caribe, por exemplo, ou no Pacífico porque as pessoas não estão tirando férias”, disse Nabarro.

“Veja o que aconteceu com os pequenos agricultores em todo o mundo. Veja o que está acontecendo com os níveis de pobreza. Parece que podemos muito bem ter a duplicação da pobreza mundial no próximo ano. Podemos muito bem ter pelo menos o dobro da desnutrição infantil. ”

A agência da ONU já alertou os países contra a suspensão do lockdown muito cedo durante a primeira onda do vírus.

“A última coisa que qualquer país precisa é abrir escolas e empresas, apenas para ser forçado a fechá-los novamente por causa de um ressurgimento”, disse o Diretor-Geral Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Mas Tedros pediu aos países que apoiassem outras medidas, incluindo testes generalizados e rastreamento de contatos, para que pudessem reabrir com segurança e evitar a possibilidade de um lockdown futuro.

“Precisamos chegar a uma situação sustentável em que tenhamos controle adequado deste vírus sem desligar totalmente nossas vidas, ou cambalear de um bloqueio para outro – o que tem um impacto extremamente prejudicial para as sociedades”, disse ele.

Fox News

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
96InscritosInscrever

Últimas Notícias